Será lançado dia 21 de agosto, às 19 horas, no Palácio das Artes, aqui em BH, o livro Os 21 Ritos Tibetanos da escritora Eneida Caetano (do Instituto LAM RIM), prima do nosso Procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Jr. Leia, agora, a entrevista exclusiva, dada para o nosso Blog De Notícias.

O que são os 21 Ritos Tibetanos?
São exercícios físicos milenares, rítmicos e ritualísticos, que os tibetanos praticam com método e dedicação, para se fortalecerem e poderem suportar a adversidade, mantendo a saúde, vitalidade e bem-estar.

Como você conheceu os Ritos Tibetanos?

Eu já trabalhava com terapia corporal há muitos anos e por isso já os conhecia através do livro clássico de Peter Kelder, A Fonte da Juventude. Quando fui fazer uma especialização na Holanda, em 1985, vi a oportunidade de intensificar minha prática e perceber mudanças significativas em minha vida. Decidi então ir ao Tibete para aprofundar- me neste conhecimento e estudar sua origem.

Por que escrever este livro?

Desde o livro citado acima, lançado em 1939, havia uma lacuna bibliográfica sobre a seqüência completa dos ritos tibetanos. Após uma viagem de seis meses ao Oriente, e práticas nos mosteiros tibetanos recebi autorização para compilar toda a seqüência dos 21 ritos, praticamente desconhecidos no Brasil. A idéia do livro surgiu de uma necessidade de meus alunos do Instituto LAM RIM para acompanharem, em casa, os exercícios de uma maneira correta.

Como está a organização dos ritos no livro?

Trata-se de uma seqüência completa dos 21 ritos divididos em três etapas, cada qual contendo sete ritos, onde cada rito traz um benefício específico, individual e daquela etapa. Com breves flashes de minha experiência no Oriente contextualizo a viagem e o ambiente dos mosteiros.

Quais os benefícios em se praticar os Ritos Tibetanos?

Os benefícios são inúmeros. Todos os Ritos tem o poder de ativar nossas glândulas, retardando o envelhecimento, promovendo uma revitalização física e nos proporcionando maior clareza mental, dentre outras coisas. Mas cada rito traz um benefício específico, potencializando uma área determinada de nosso corpo.

Quanto tempo se gasta para fazer toda a seqüência dos 21 ritos?

Na fase inicial, quando ainda estamos aprendendo, necessitamos de um tempo maior, mas com a pratica gastamos aproximadamente 40 minutos para executar 21 vezes os 21 Ritos. Os tibetanos são extremamente disciplinados mas também condescendentes, pois consideram o ritmo de vida de cada um. Com a vida agitada que levamos, eles nos garantem que 3 ou 7 exercícios inicialmente, repetindo-os no mínimo 3 vezes cada um, duas vezes por semana, nos trará maior equilíbrio, e a própria prática nos ajudará a sermos mais organizados e a termos tempo para nós mesmos.

Como saberei escolher um rito melhor para iniciar a prática?

Isto é ensinado no livro e no curso dos 21 Ritos Tibetanos. Cada rito tem sua descrição e seus objetivos fisiológico e sutil. Aprendemos a escolher o rito que mais benefício nos trará e de acordo com o momento da vida que passamos. Segundo os tibetanos, devemos primeiramente cuidar do nosso corpo, que é a nossa morada, com muita dedicação, para prevenirmos diversas doenças e garantirmos uma melhor qualidade de vida, para depois cuidar do outro. Todos os ritos são simples, objetivos e de fácil execução. Praticando diariamente colhe-se resultados rapidamente.

Adquirindo o livro eu posso praticar os ritos sem o auxilio de um instrutor?

Sim, este é o maior objetivo do livro e dos monges tibetanos: disseminar o conhecimento dos ritos de tal maneira que as pessoas possam beneficiar-se deles sem precisarem sair de sua casa, sem rotina monástica ou qualquer crença. Pode-se praticá-los em qualquer lugar e sem qualquer sofisticação.

Durante quanto tempo preciso praticar para observar os primeiros resultados?

Os resultados são quase imediatos e dependerá de pessoa a pessoa. Para alguns, os benefícios começam a se manifestar imediatamente após uma prática disciplinada. Quanto maior o tempo de prática maiores serão os benefícios, mas mesmo quem pratica apenas 3 ritos duas vezes por semana já colhe resultados. Embora para um resultado mais concreto, é preciso disciplina, o tempo de cada um pode variar de acordo com a sua dedicação.

Como os ritos são praticados pelos tibetanos?

Os tibetanos se utilizam dos ritos como forma de desenvolvimento pessoal, fortalecimento físico e mental, percepção de comportamentos inadequados, como método preventivo de doenças e como sedimentação de laços e também como uma forma de terapia. Eles se reúnem em família para praticar os ritos como um momento sagrado.

Houve alguma adaptação nos ritos para serem praticados pelos ocidentais?

Não, eu os ensino aqui, no Instituto LAM RIM, exatamente da mesma forma como aprendi com os Monges Tibetanos e que estão descritos no livro, com a mesma objetividade e simplicidade praticados por eles.